segunda-feira, 5 de setembro de 2011

1986, o ano que nunca acabou ( Atualizado com Downloads )

E houve um ano, como nenhum outro, em que as comic shops americanas foram tomadas de assalto por HQ's de indiscutivel qualidade... E houve um ano, em que a indústria americana de comics parecia ter atingido os pincaros da glória... Este ano, minha cara audiência, foi o ano de Nosso Senhor de 1986!

Hoje, quando olhamos vinte quatro anos para trás e pousando os nossos olhinhos em 1986 nos espantamos com qualidade dos gibis lançados nesse período. Ora, para inicio de conversa em 1986 a DC Comics botou na praça duas minisseries que "apenas" se tornaram dois dos maiores clássicos da Nona Arte de todos os tempos: Watchmen e Cavaleiro das Trevas.
Outro evento fundamental nesse ano foi o lançamento da versão definitiva de Maus, uma coletânea de pequenas histórias concebidas por Art Spiegelman nos anos setenta que versavam sobre os horrores do nazismo e do antissemitismo. Mas nem só de clássicos foi constituido o ano de 1986... Curiosamente nesse ano dezenas de pequenas editoras de quadrinhos independentes foram fundadas, e infelizmente a maioria delas não sobreviveu até os dias de hoje. A honrosa exceção foi a Dark Horse Comics, especializada em material licenciado (Star Wars, Conan, Tarzan, etc.) e em quadrinhos de autores consagrados como Mike Mignola e Frank Miller. Mas, deixando as independentes e os clássicos de lado, o que a Marvel e a DC aprontaram nessa época?


Nenhum comentário:

Postar um comentário